menu imagem

12 julho 2016

Coisas que você precisa saber antes de fazer a primeira tatuagem!

Fazer uma tatuagem sempre foi uma vontade muito grande pra mim, quando era criança eu dizia que queria me tatuar, esse desejo atravessou a adolescência e tornei ele realidade com 19 anos, pois antes de completar 18 minha mãe nunca me autorizou e depois que completei levei mais ou menos um ano para decidir o desenho ideal. Hoje tenho duas tatuagens e sim eu quero fazer mais algumas. rs
Baseada nas minhas experiências e em tudo que pesquisei antes de estampar minha pele definitivamente, decidi fazer esse post contando tudo o que acho que vocês precisam saber antes de fazer uma tatuagem.

1- A dor: que me desculpe quem diz que tatuagem não dói, mas essa é uma das maiores mentiras que já ouvi. Tatuagem dói sim, seja ela onde for, a diferença é que quanto menor menos tempo irá demorar, então irá doer por menos tempo. A intensidade da dor também varia, algumas pessoas são mais tolerantes a dor e outra menos, tatuar em alguns locais do nosso corpo dói menos que em outros, mas em nenhum é indolor. Vale ressaltar que a dor é suportável e passageira.

2- Sessões: uma tatuagem pode ser feita em várias sessões, seja porque você é muito sensível a dor ou porque a tatuagem é muito grande. Entre uma sessão e outra deve se esperar que a pele cicatrize, isso leva no mínimo de 15 a 20 dias, sendo o ideal 30 dias de intervalo.

3- Onde não se deve tatuar: parte interna das mãos, entre os dedos, cartilagens, regiões de mucosas (ex. parte interna dos lábios), são locais onde a tatuagem não irá durar, com o tempo o desenho ficará apagado ou perderá definição.

4- Escolha: pense muito no desenho e em qual local do seu corpo ele será tatuado, não faça uma tatuagem por impulso, as chances de se arrepender são grandes. Pesquise bem antes, mostre os desenhos para o seu tatuador ver e peça opinião, afinal ele já tatuou várias pessoas e pode te dar ideias. Acima de tudo faça algo que seja importante para você e não para os outros, não precisa necessariamente ser algo que tenha um significado real, mas que seja um desenho que você goste muito, não apenas uma tatuagem da moda.

5- Consertar uma tatuagem mal feita:
se você fez uma tatuagem e os traços ficaram mal feitos ou ela parece estar desfocada, pode ser feito o conserto do desenho, pra isso procure um tatuador experiente ele irá avaliar a tatuagem, te dizer se o resultado ficará legal e consertá-la seguindo os mesmos traços.

6- Cobrir uma tatuagem: se você se arrependeu de uma tatuagem ou achou  mal feita, cobri-la com outro desenho pode ser uma opção, essa técnica se chama cover-up. Porém nem sempre é possível que essa cobertura seja feita, o tatuador precisa analisar se a tatuagem antiga será totalmente coberta pela nova, desenhos muito escuros geralmente não podem ser cobertos. Dai a importância de pensar muito no desenho antes de tatuar.

7- Remover uma tatuagem: ao contrário do que muita gente diz tatuagem pode ser removida, porém não é tão fácil remover, o método mais eficaz é o laser, que além de demorado é um procedimento caro e os resultados podem não ser esteticamente satisfatórios. Apesar de não deixar cicatrizes, a área da remoção pode ficar esbranquiçada, ou hiperpigmentada e os pigmentos do desenho que estiverem profundos podem não ser totalmente removidos. Uma tatuagem pequena leva em média 1 ano para ser removida, quanto maior e mais colorida, mais difícil de remover.

8- Anestesia: nenhum tatuador pode aplicar anestesia antes de tatuar, nem mesmo pomada anestésica. Pois caso você tenha uma reação alérgica ao anestésico ele não estará capacitado para te socorrer, sendo assim é proibido por lei o uso de anestesia em estúdios de tatuagem!

9- Beber: não beba antes de se tatuar. Ao contrário do que muita gente pensa, consumir bebida alcoólica não irá anestesiar a dor e pode dificultar o trabalho do tatuador. Além de poder ficar ainda mais sensível, você irá sangrar mais, pois a bebida alcoólica dilui o sangue.



10- Alergia: algumas pessoas tem alergia à tinta da tatuagem, infelizmente não existe nenhum teste ou exame clínico que pode indicar se você tem ou não alergia, apenas fazendo a tatuagem você irá descobrir. Os sintomas são inchaço, vermelhidão excessiva, rachaduras, descamação ou aparência escamosa, nódulos roxos ou vermelhos perto do desenho, caso você note algum desses sintomas procure um médico ou dermatologista para iniciar um tratamento. Segundo meu tatuador, o pigmento vermelho e o pigmento amarelo são os que mais causam reações alérgicas.

11- Materiais descartáveis: acho que todo mundo já sabe, mas não custa nada relembrar que agulhas e as luvas usadas pelo tatuador tem de ser descartáveis, se ao chegar no estúdio de tatuagem a agulha já estiver colocada na máquina  ou ele já esteja de luvas, não tenha vergonha e peça ele que troque por novos. É muito importante que você saiba que a agulha e as luvas que ele irá usar para te tatuar sejam novas e que o restante dos materiais estejam esterilizados, não corra o risco de contrair uma doença, isso é muito sério!

12- Preço: os preços podem variar por conta do tamanho, grau de dificuldade, quantidade de sessões e também por conta do profissional. Lembre-se tatuagem é algo que irá marcar sua pele e sua memória, então não escolha pelo tatuador mais barato e sim pela qualidade do trabalho dele, procure por pessoas que já tatuaram com o tatuador que vc pretende escolher, pergunte o que acharam e se possível peça pra ver o desenho. Não se esqueça que é o seu corpo e que não é tão simples, consertar, remover ou cobrir!

13- Banho: o primeiro banho após a tatuagem deixa muita gente apreensiva, eu só conseguia imaginar a mesma ardência de quando se rala o joelho e a mãe da gente lava o local do ralado.  Posso dizer que é bem mais tranquilo, arde um pouco, mas não é nada demais. Evite água quente, se for usar sabonete escolha um que seja neutro ou antibacteriano, não esfregue com força porque irá doer, deixe ela secar naturalmente, evite ficar encostando a toalha.

14- Pomadas: o tatuador provavelmente irá te indicar alguma, as mais usadas são Nebacetin e Bepantol. Eu usei a pomada Sulfato de Neomicina, que é genérico da Nebacetin, custa muito menos e deu o mesmo resultado. A pomada deve ser aplicada 2 vezes ao dia, durante 7 dias. O meu tatuador recomendou que eu não refizesse a cobertura da tatuagem com plástico filme após o primeiro banho, pois segundo ele é necessário que a pele respire pra cicatrizar, pergunte ao seu o que ele acha melhor.

15- Sol: evite o sol durante o primeiro mês, além de danificar o pigmento desbotando a tatuagem, ele pode causar queimadura no local da tatuagem. Após o primeiro mês aplique protetor solar em toda a região tatuada.

16- Piscina: água de piscinas podem ter germes e bactérias, que podem levar a complicações, já que a pele da tatuagem recém feita está "aberta". Além disso a água é tratada com cloro e  ele pode causar irritação. A permanência durante um longo período dentro da água, pode fazer com que a pele do local tatuado enrugue e isso pode vir a fazer com que sua tatuagem fique falhada.

17- Água do mar: nem pense nisso, a água salgada expulsa o pigmento da pele, então sua tatuagem pode ficar falhada ou simplesmente desaparecer. No primeiro mês nada de praia!

18- Enjoar do desenho: se tem uma coisa que me irrita é quando falam que você vai enjoar do desenho, na minha opinião isso não existe, se você escolheu algo que realmente gosta, não irá enjoar. Afinal de contas quem se propõe gravar um desenho, um símbolo ou uma frase no corpo através da tatuagem sabe muito bem que é algo praticamente definitivo, se tornará parte do seu corpo, acho que ninguém se enjoa de algo de faz parte do seu próprio corpo né? Se você pensa que irá enjoar, por favor não faça uma tatuagem.

19- Coceira: é normal que a tatuagem coce um pouco, pois a pele está cicatrizando. A má notícia é que você não poderá coçá-la, coçando você poderá ferir a pele ou causar uma irritação. Para aliviar a coceira faça compressas de água fria, ou molhe a tatuagem em água fria corrente.


Acho que escrevi até demais, mas são essas as coisas que acho que todo mundo deve saber e pensar antes de tatuar algo, caso fique alguma duvida deixem nos comentários. E vocês gostam de tatuagem? Tem alguma ou pretendem fazer? Tem mais alguma dica pra compartilhar comigo e com os outros leitores?

Espero que tenham gostado!
Beijos

6 comentários:

  1. Poxa sou louca pra por uma mais não tenho coragem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda! Só faça uma quando se sentir realmente segura da sua decisão, apesar de ser um desenho, tatuagem é algo muito sério!

      Beijos <3

      Excluir
  2. Quero muito fazer uma tatuagem ♥
    Só estou esperando ter a idade certa, já que a minha mãe não deixa! Amei o post, realmente foi muito bem inscrito e bem informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que bom que gostou do post fico muito feliz em saber! Espere mesmo é o melhor que você faz, além de respeitar a vontade da sua mãe, você ainda terá mais tempo pra pensar em que parte do corpo, qual desenho e quando for fazer ficará perfeita!

      Beijos linda <3

      Excluir
  3. Pra ser franca não gosto de tatoo, mas respeito quem gosta
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, que bom pois o respeito é algo muito importante!

      Beijos <3

      Excluir


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo